Livros Narrativas Performances

. . .

quarta-feira, 18 de março de 2009

Resinificar o objeto As coisas para que são?

Essas imagens foram feitas por Rodrigo Terra, na praça Victor Civita durante a História Aberta do ultimo domingo.



Lucas Brinca com as fitas antes de abrir a história

Aqui está um dos lugares da pesquisa que chamo AHhistória Aberta.O objeto a diversidade de possibilidades que cada um contém.

Olhar pras coisas mesmas, aquelas de sempre e perguntar:

As coisas para o que são?


Vou tentar falar de um modo mais simples. Isso já foi falado, ( e tanto!) mas ao escrever, ainda me encanta e eu me embolo nas palavras como se as coisas dissessem por si. Talvez as fotos a baixo falem melhor do que eu. Vou tentar.

Pense num exercício continuo de olhar pra coisas em busca de sentido . Há o simples sentido do uso. A coisa é solução à pergunta de alguém: Como posso alcançar lá em cima?Como posso conter o liquido? Como posso passar por ali ?

É como se cada coisa contivessem outras perguntas, outros sentidos ainda intocados. Assim cada objeto é uma potencia de indagações e significados mais ou menos subjetivos.

Olhar e pensar o que é aquilo? Fazemos desde sempre.

Sifão.Faz som se sanfona se aberto rapidamente. É moldável produz três tipos de sons.Pode ser luneta, chifre, contador de segredo para você mesmo ( engenhoca inventada por uma criança).Lembra as vias por onde passam os fluxos do corpo.
E outras coisas que ainda não sei.


O Sifão

E essa Bola de metal ?

Uma vez a mãe de uma criança me trouxe. Disse que estava fazendo faxina de fim de ano em casa viu e se lembrou de mim. Trouxe pra eu usar nas histórias.
Descobri que se trata de um suporte para fazer vela.

Também pode ser o côncavo e convexo.

Só metade dela; a falta o vazio . Alem de :


Água de coco no canudinho

Bebê na barriga

Olhos de Cão bravo

Ovo de prata

O objeto conhecido contém As tantas perguntas que ainda nem formulamos.
As Crianças são tão boas em atribuir significado as coisas, perceber as lacunas e criar imagens.

Quero nunca me esquecer de perguntar As coisas para que são?


meninas com os objetos depois da História

Nenhum comentário: