Livros Narrativas Performances

. . .

sábado, 22 de maio de 2010

Escuta - Esperar reverberar


Foto Rodrigo Terra
Ele vê a História pelo seu telescópio

Ouvir com atenção. Estar permeável para escutar e permanecer em silêncio pelos próximos 3 segundos. Nesse tempo a pergunta ( ou a imagem ou a coisa percebida)reverbera.

Esse tem sido o meu exercício. Muitas vezes não consigo esperar até responder. Hoje na história da cia das letrinhas ( Histórias à brasileira 4 de Ana Maria Machado) encontrei Matheus um menino de uns 4,5 anos com uma mente realmente primorosa!Primeiro perguntava : "E o que vem depois ?" Na sequência olhava com
olhos risonhos e despejava ideias realmente incríveis coerentes.

E ainda Havia duas fileiras à frente uma menina grande que conduzia a narrativa com maestria ( parecia conhecer a história). Zelava pela sequência de ações e repetições tão importantes para a estrutura do conto.


Passei parte do tempo me surpreendendo e alinhavando os dois. A outra parte do tempo me senti regendo uma orquestra inteira com dois solos.

Só pedi silêncio diante de uma ideia tímida e nítida dita baixinho. Uma ideia que esperava dentro do Gabriel. Esperava a hora certa. E veio.


Foto Felipe Torres
Gabriel no lançamento do meu livro ano passado

A princesa revela sua mentira : Enganou o rei. A verdade é que não sabia tecer. As crianças estavam impiedosas queriam um castigo. Perguntei E quem já enganou a si próprio? Nem assim.

Foi quando Gabriel que esperava o momento diz :O príncipe falou pra ela querida você pode não saber tecer mais sabe desfazer os nós. O amor estava à salvo.

Gabriel desfez o nó com sua ideia tímida e nítida. Soube ouvir e deixar reverberar.

Nenhum comentário: